outubro 22, 2010

Terror

Posted in Posts às 8:01 pm por Antonio

Cuidado com o que você ouve sobre a ditadura militar, assunto que pipoca em várias situações, desde conversas casuais até às exposições da mídia. Todos falam que a ditadura foi horrível, uma época de terror, e de repente todo mundo que perdeu uma moedinha pro exército ou teve um parente longínquo exilado vira herói de guerra. Não digo que não foi uma época ruim, ou boa, mas recomendo se atentar às verdadeiras intenções de quem critica a ditadura. Boa parte das vezes, o objetivo é criar (ou inventar) um contraste forte com a atualidade e passar a idéia de que o governo democrático que temos é uma maravilha. E não é. A democracia em si não é uma idéia maravilhosa, possui inúmeros defeitos graves. Não estou dizendo que ela não é boa, ou ruim.

O bem da verdade é que pouquíssimos críticos da ditadura viveram algum tipo de perseguição. Lembrei-me agora de uma professora do colégio, que contava como essa época era infeliz. Em certo trecho de seus relatos pessoais, ela disse que em sua época o exército chegou a manter um soldado em cada classe para supervisionar o conteúdo dado pelos professores. Essa história foi seguida de uma interjeição modesta de espanto. Missão cumprida, ela conseguiu se transformar em uma mártir da ditadura, como se o que aconteceu com ela tivesse sido grande coisa. O ensino público continua de mal a pior, pseudo-formando vários semi-analfabetos todo o ano. Mas está tudo bem, afinal, não temos soldados nas classes.

Edit: Mesmo tendo a certeza de que ficou claro o suficiente no texto, para evitar más interpretações, quero ressaltar alguns pontos: esse não é um texto pró-ditadura, ou pró-golpe de estado ou qualquer coisa do tipo; o autor não manifesta nenhum tipo de apoio às mortes, torturas, etc ocorridas no regime militar; o texto trata exclusivamente de pessoas que se aproveitam do tema ou falam da ditadura como se soubessem coisas que não sabem. Essa é a resposta a um comentário (atividade rara por aqui), de uma pessoa que provavelmente não leu o texto por completo.

Anúncios

2 Comentários »

  1. X said,

    Cuidado com o que você fala da ditadura militar.

  2. Antonio said,

    “Edit” colocado no final como resposta a esse comentário.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: