junho 27, 2006

Copa do Mundo

Posted in Posts às 3:44 pm por Antonio

Olá, caro leitor.

Acordei quase 10:00 essa manhã. Algo anormal para um dia útil, afinal, todos temos compromissos. No meu caso, faculdade. Mas hoje foi um dia especial. Em mais um dia de Copa do Mundo, a seleção brasileira jogou contra Gana, ao meio-dia. As aulas da faculdade foram suspensas devido ao jogo, visto que os (poucos) estudantes que fossem enfrentariam dificuldades para voltar às suas casas. Posso citar meu pai como vítima do trânsito caótico que se formou devido ao jogo. Natural. Todos indo para a casa ao mesmo tempo. Qualquer atividade produtiva no país foi suspensa graças a um jogo de futebol. Digo mais, qualquer atividade além de gritar, festejar e fazer barulho foi suspensa. O Brasil parou. Até os criminosos cessaram suas atividades para torcer pela nossa seleção, perdendo a oportunidade de várias casas vazias, ruas desertas e policiais ocupados em frente a uma TV.

E você leitor? O que estava fazendo na hora do jogo? Torcendo, é claro. Eu também estava. Afinal, o que seria de nós se perdêssemos um evento tão importante, vital para o desenrolar de nossas vidas e fundamental para nosso futuro? Vamos festejar mais uma “vitória” brasileira!

O Brasil é um país estranho. Toda produção nacional foi suspensa por causa de um jogo de futebol. A população parou para assistir a alguns homens correndo atrás de uma bola. E o mais estranho, se emocionou com isso. Recordo-me da Copa de 1998, em que o Brasil perdeu o título mundial para a França. A câmera focava alguns torcedores chorando e sofrendo por causa da derrota. O que posso dizer dessa situação, leitor? Patética? Sim, essa é a palavra, patética. Meus caros compatriotas, gastem suas lágrimas por coisas mais nobres. Fico imaginando se esses torcedores derramaram uma só lágrima ao assistirem o noticiário e serem informados sobre um assassinato. Duvido. Não seria a vida de uma pessoa mais importante que um título inútil? O que importa ser penta-campeão no futebol? Nada!

Toda a época de Copa do Mundo aqui no Brasil é estranha, até cômica. Vemos um bando de tolos que nunca ligaram para seu país se vestindo com as cores nacionais, colocando bandeiras em carros e colando adesivos “Brasil, rumo ao hexa”. Um pseudo-patriotismo se espalha em todas as camadas da sociedade e canais de comunicação. De repente, os hábitos alimentares e noturnos de nossos jogadores, agora aclamados como heróis nacionais, tornam-se muito importantes. Até onde eu saiba, esses “heróis” não são idolatrados por terem salvo a vida de alguém. Não que eu seja contra o patriotismo, pelo contrário, sou a favor, desde que isso gere uma mobilização em prol do país. Mas esse patriotismo volátil não serve de nada.

Caro leitor, envergonho-me de pertencer a esse grupo, e me sinto confuso ao criticá-lo. Sinto-me mais estúpido do que qualquer outra pessoa, afinal, analiso essa situação patética de Copa do Mundo e mesmo assim não mudarei em nada minhas ações. Sábado que vem você poderá me encontrar em frente a alguma TV, em companhia de mais alguns tolos, torcendo e vibrando por causa de um jogo de futebol.

Que Deus abençoe a todos.

Anúncios

5 Comentários »

  1. Uruz 7 said,

    DE acordo com os dados, eu concordo plenamente com o URuz 1, a copa não passa de um jogo de marqueting para mim. Mas pq não assistir ao jogo? afinal.. ultimamente não passa nada legal além do futeboll, vamos torcer juntos né? Queremos ver o Brasil !!! queremos vencer!!! quem gosta de perder? o importante é participar? vixi… isso é palavra para perdedores… o negócio é ganhar e ponto final. @_@

  2. Ana Clara said,

    Amém!
    E que a combinação verde-amarela não deixe de ser considerada “brega” só em Copa do Mundo; que todos possam sair corneteando nossas orelhas em qualquer época do ano; que o Brasil pare em qualquer jogo de futebol (da primeira, segunda, terceira, quarta, quinta divisão); que todo mundo chore pela perda de qualquer time (até do SriLanka) que tenha um jogador brasileiro; que todo jogo que tenha um jogador brasileiro seja feriado nacional (é o nosso “produto” lá fora); que qualquer casamento de jogador seja manchete em todas as mídias (até o do João da Silva da ponte preta); que o trânsito fique caótico sempre; Quem sabe assim, não desanda tudo de uma vez, essa porra de país não acorda para a vida e começa a traçar um patriotismo decente no qual, pelo menos, se resolvam alguns dos muitos problemas sociais e políticos que vamos enfrentando. No mais, nos contentamos com o pão nosso de cada dia, amém!

  3. Pamonha said,

    Antes de tudo. Eu dava 9 pela redação. Não pergunte os critérios, porque eu não sei.

    Eu não estava torcendo, mas assisti o jogo. Já que não posso celebrar nenhuma conquista no nosso país, não vou também celebrar com essa seleção, que ainda por cima joga mal pra cacete.

    Enfim, tem uma propaganda que diz “o melhor do Brasil é o brasileiro”, pode até ser injusto com uma minoria (não comigo, eu mereço qualquer puxão de orelha), mas essa propaganda reflete justamente o contrário.

  4. Iara said,

    Olha, eu sou suspeita pq assisti a todos os jogos do Brasil até agora, talvez seja um patriotismo volátil como meu nobre amigo citou, mas eu desconheço algo que possa unir tanto a população como os jogos da seleção, se essa é a unica maneira, que tenha copa todos os anos…assim perde a graça e acabamos logo com toda essa hipocrisia(detesto essa palavra).
    E só p encher espaço…eu acho q Camarões deveria ter sido classificado, assim como o Congo e o time aki do meu bairro….assim, quem sabe não teríamos um futebol mais democrático e sem os milionários patrocínios que tanto pesam na corruptível imagem do futebol mundial?….a Azzura que se cuide!!!!

  5. Francine said,

    Oi Antonio!
    Vc passou no meu fotolog e leu meu texto sobre a Copa do Mundo, também! Que bom que gostou! O seu também é muito bom!
    Bjos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: